quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Feliz Dia do Professor!


Foto: Maurício Nahas/Ed. Abril

Bom dia caros leitores,

é com satisfação que vos escrevo hoje para celebrar o dia daquela figura que é a mais importante na vida de uma criança depois de sua família, que é o professor.

Este profissional, assume para a sua vida o desafio de fomentar o conhecimento do seu público, é responsável pela formação e o desenvolvimento intelectual de nossa sociedade e tem de ser um exemplo de conduta, ética e moral afim de proporcionar momentos mágicos e únicos a todos os aprendizes que o reconhecem como um líder!

Muitas vezes, as crianças e os adolescentes não gostam de receber de seus professores as broncas por indisciplina e as notas baixas após uma prova, e as vezes até reagem com alguma violência e impetuosidade por se aborrecerem com esse professor. Porém, para nós, conscientes e comprometidos com o papel de formação do indivíduo, sabemos que é ao mostrar as falhas e os limites no processo que o crescimento e a felicidade ao aprender algo novo é depois reconhecido como importante e fundamental na vida futura de seu aluno.

Convido-os assim para uma breve reflexão: - Qual será o papel do professor no futuro da sociedade? - Pois vejo que hoje ela questiona a capacidade deste profissional, especialmente os que trabalham em escolas públicas e que lidam no seu dia-a-dia com crianças e jovens em situação de risco, sujeitos a abusos, violências e carências afetivas, além das profundas deficiências estruturais e de recursos humanos na formação e qualificação profissional que o ensino oficial no Brasil possui e as imensas dificuldades para saná-los.

O que posso dizer de tudo isso é que apesar de todas as arguras, o professor de verdade assume o seu trabalho com amor e reconhecemos isso em cada sorriso, em cada abraço, em cada palavra ou manifestação de carinho espontaneamente dada por quem se dispõe a ser o seu aprendiz e seguidor. A educação é assim, um ato que vai além da matéria de história na lousa ou da aplicação de uma prova de matemática, é um aprendizado para a vida toda. Assim, todos os dias é o dia do professor!

O homenageado da foto é considerado o maior pensador brasileiro da área de educação de todos os tempos, além de ser um dos grandes gênios da humanidade e da sociedade contemporânea, reconhecido como doutor Honoris Causa em 28 universidades espalhadas pelo mundo e pela UNESCO, "Professor" Paulo Freire, que deixou um vasto conhecimento e um legado a ser repassado para as futuras gerações e ao divagar sobre o papel da educação deixou essa 'pequena' provocação:

"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire (1921 - 1996)


Quer saber mais? Acesse http://www.paulofreire.org/


Mister Ale

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prova do ENEM: R-E-M-A-R-C-A-D-A


Pois é,

depois do furo dado pela reportagem do
Estadão na madrugada de hoje, só me resta a lamentar, lamentar e lamentar. Se para os estudantes foi um prejuízo, já que estavam certamente numa imensa expectativa e ansiedade, muitos 'rachando' em horas de estudo durante esses últimos meses; para nós educadores, que passamos o ano discutindo estratégias para aproveitamento de estudos devido ao caratér inédito do novo formato dessa avaliação é de se causar indignação, já que tudo isso virou vinagre devido a falta de moralidade de 1/2 dúzia de pessoas que quebraram as regras em troca de dinheiro pela 'exclusividade' em vender a prova.

Regras? O adolescente adora quebrá-las, seja por pura rebeldia juvenil, seja pra conquistar a sua liberdade, mas que no fim reconhece que elas não são apenas importantes, e sim essencialmente necessárias para que se haja uma ordem de modo que ele aprenda as lições que a vida lhe dá, muitas vezes causadas pela própria desordem dessas mesmas regras que o jovem adora quebrar!

Porém, quando um adulto, consciente dos seus atos comete um ato desse é considerado um criminoso! Afinal, sua atitude causou 'apenas' o cancelamento da prova, ou seja, 4,1 milhões de estudantes que fariam as provas nesse final-de-semana ficarão em casa correndo o risco de quando remarcarem a nova data, em até 45 dias segundo o governo, da sua nota ser descartada pelas principais universidades do país devido ao encurtamento dos prazos para a sua correção e divulgação dos seus resultados. Fora os prejuízos financeiros na ordem de milhões de reais, tais como a necessidade de reimpressão das provas em nova versão; a elaboração de um novo esquema de logística para distribuí-las aos locais de prova; o deslocamento de profissionais, professores e fiscais para o andamento da prova numa nova data, etc.

Concluíndo, é desanimador quando as instituíções do nosso país são tão facilmente iludibriadas e postas de joelhos por, segundos palavras do ministro Fernando Haddad, AMADORES! Você, jovem estudante, se por um lado terá mais algumas semanas para estudo, se questione o porquê do nosso país depois de uma notícia dessa não ser levado a sério no exterior; do porquê do nosso consumidor ter de pagar o maior juro bancário do mundo; do porquê de tanta riqueza conviver ao lado de tamanha miséria nas grandes cidades; do porquê da nossa educação pública ser tão desvalorizada pela sociedade! Afinal, pra que estudar se sempre tem um esquema mais fácil pra se 'fazê uns ganho'?

Ética, moral e civismo ainda passam longe de ser uma matéria ensinada em sala de aula nos dias atuais, mas a vida mostra depois o quanto perdemos por desconhecer o significado dessas palavras.


Mister Ale


Atualização de 02/10 - Baixe as provas liberadas nos links abaixo:

1ª prova; 2ª prova; Gabarito

E veja o depoimento do ocorrido nas palavras da jornalista Renata Cafardo, que denunciou a tramóia toda, clicando aqui.

Atualização de 06/10 - Remarcada as provas para 05 e 06/12

Segundo nota oficial divulgada pelo MEC, a prova do ENEM foi remarcada para o primeiro final-de-semana do mês de dezembro, dias 05 e 06. Depois de toda a polêmica gerada pela falha de segurança na distribuíção das provas, o governo cancelou o contrato com o consórcio responsável pela prova e teve que fazer um contrato de emergência, ou seja, sem licitação pública com a CESGRANRIO (que foi responsável pela prova de 1998 até 2008) e a CESPE. Como prejuízo ao adiamento, a UNICAMP, cujas inscrições para o processo vestibular terminam hoje, em nota oficial que pode ser acessada pelo link aqui, decidiu que não utilizará a nota do novo ENEM no compito de sua avaliação. Além do mais outras seis instituíções públicas tais como a UnB, UFSC, UNESP, Uerj, UFJF e FGV programaram suas provas para essas mesmas datas e terão que ser rediscutidas a partir de então.

Atualização de 07/10 - USP não utilizará mais a nota do ENEM

ENEM e FUVEST 2010.

A realização do exame do ENEM em 05 e 06 de dezembro, conforme decisão do INEP, inviabiliza, lamentavelmente, a utilização de seus resultados no Vestibular USP/FUVEST 2010, por razões operacionais.
Em consequência, a nota da primeira fase da FUVEST será exatamente o número de pontos que o candidato obtiver no exame a ser realizado em 22 de novembro próximo.
Para os candidatos que optaram pelo INCLUSP, o cálculo do bônus correspondente à nota do ENEM será, excepcionalmente, feito com base no desempenho do candidato no exame da 1ª fase da FUVEST.

obs.: Comunicado à imprensa divulgado em 07/10.