quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Feliz Dia do Professor!


Foto: Maurício Nahas/Ed. Abril

Bom dia caros leitores,

é com satisfação que vos escrevo hoje para celebrar o dia daquela figura que é a mais importante na vida de uma criança depois de sua família, que é o professor.

Este profissional, assume para a sua vida o desafio de fomentar o conhecimento do seu público, é responsável pela formação e o desenvolvimento intelectual de nossa sociedade e tem de ser um exemplo de conduta, ética e moral afim de proporcionar momentos mágicos e únicos a todos os aprendizes que o reconhecem como um líder!

Muitas vezes, as crianças e os adolescentes não gostam de receber de seus professores as broncas por indisciplina e as notas baixas após uma prova, e as vezes até reagem com alguma violência e impetuosidade por se aborrecerem com esse professor. Porém, para nós, conscientes e comprometidos com o papel de formação do indivíduo, sabemos que é ao mostrar as falhas e os limites no processo que o crescimento e a felicidade ao aprender algo novo é depois reconhecido como importante e fundamental na vida futura de seu aluno.

Convido-os assim para uma breve reflexão: - Qual será o papel do professor no futuro da sociedade? - Pois vejo que hoje ela questiona a capacidade deste profissional, especialmente os que trabalham em escolas públicas e que lidam no seu dia-a-dia com crianças e jovens em situação de risco, sujeitos a abusos, violências e carências afetivas, além das profundas deficiências estruturais e de recursos humanos na formação e qualificação profissional que o ensino oficial no Brasil possui e as imensas dificuldades para saná-los.

O que posso dizer de tudo isso é que apesar de todas as arguras, o professor de verdade assume o seu trabalho com amor e reconhecemos isso em cada sorriso, em cada abraço, em cada palavra ou manifestação de carinho espontaneamente dada por quem se dispõe a ser o seu aprendiz e seguidor. A educação é assim, um ato que vai além da matéria de história na lousa ou da aplicação de uma prova de matemática, é um aprendizado para a vida toda. Assim, todos os dias é o dia do professor!

O homenageado da foto é considerado o maior pensador brasileiro da área de educação de todos os tempos, além de ser um dos grandes gênios da humanidade e da sociedade contemporânea, reconhecido como doutor Honoris Causa em 28 universidades espalhadas pelo mundo e pela UNESCO, "Professor" Paulo Freire, que deixou um vasto conhecimento e um legado a ser repassado para as futuras gerações e ao divagar sobre o papel da educação deixou essa 'pequena' provocação:

"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire (1921 - 1996)


Quer saber mais? Acesse http://www.paulofreire.org/


Mister Ale

Um comentário:

Maria_Fernanda disse...

Adorei seu comentário sobre o professor!!! Com ele, nós, professores, nos sentimos valorizados e impulsionados a fazer as coisas cada vez melhor!