
Como geógrafo, tenho muito orgulho da minha profissão e a realizo com a mesma paixão de quando descobri os primeiros mapas e os lugares interessantes no nosso lar, o planeta Terra, na minha remota infância, e que me exerce fascinação até hoje! A palavra geografia foi pela primeira vez usada nos idos do séc. III a. C. pelo matemático e astrônomo grego Eratóstenes, que ao calcular a distância entre as cidades de Assuã e Alexandria, no Egito, descobriu a esfericidade da Terra por meio do ângulo que se formava na sombra de estacas quando o sol se projetava no céu. Chamou o "estudo da Terra" de geografia (que vem do grego Geo = Planeta Terra e Graphen = Escrita).

Mapa medieval do séc XII, mostra os continentes conhecidos até então, a Europa, a Ásia e a África feito pela Igreja católica.
Já a geografia moderna que é estudada e pesquisada atualmente remonta de meados do séc. XIX, aonde houve um grande desenvolvimento teórico junto as ciências naturais, tais como a Biologia, a Física, a Geologia (não confundir com a Geografia, pois a Geologia estuda as relações dos objetos naturais na história da Terra), dentre outras. Porém ao contrário dessas ciências, que estudavam essencialmente as relações da natureza e desprezavam a espécie humana como parte dessas relações (ver o meu post anterior sobre a Mata Atlântica), a geografia se preocupava em estabelecer as relações do homem com o espaço geográfico, ou seja, o homem, como parte da natureza, poderia interferir nela até que ponto? Qual é o impacto das ações humanas no espaço geográfico na história de nossa sociedade? Essas são algumas perguntas que até hoje nos perguntamos e que partem pesquisas mundo afora.
2 comentários:
Não vai postar mais nada não? kkk
abs
Tati
Olá! Adorei sua frase sore a geografia!
Sou uma aspirante a Geógrafa, termino no ano que vem, faço Geografia na UFG.
Adorei seu blog!
Ah, sobre o que vc escreveu sobre vc, todo geógrafo é doido, não só nas horas vagas!
rsrsrs
bjo,
Ludmila
Postar um comentário