sábado, 30 de maio de 2009

Opinião: programa Globo Ciência - 24/05/2009


Caros leitores,


como geógrafo e inspirado talvez pela comemoração de nossa data celebrada ontem, decidi finalmente assistir ao programa do canal Futura, Globo Ciência, citada nesse post aqui, e presto-lhes a seguinte crítica abaixo sobre a edição XX dedicada ao Doutor Emérito em Geografia, Milton Santos:


A começar pelo trabalho do reporter Alexandre Henderson, que se encaixa num perfil etnico-social semelhante ao descrito pelo geógrafo no que ele chama de "mundo possível", aonde as camadas populares ascenderão-se aos postos de novos comandantes de uma nova sociedade, obviamente menos desigual e mais justa. Pelo profissionalismo da equipe de ter procurado estudar a obra do mestre para traduzir da mera linguagem academicista sobre esse grande intelectual oriundo do povo, em algo que possa ser debatido pelo público comum, já faz jus a sua escolha pelo tema abordado, justamente nesta semana aonde comemoramos o dia da nossa profissão de geógrafo, parabéns pela reportagem!

O início com a entrevista com a sua viúva, Marie Hlélène foi um belo abre-alas do programa, já que ela lhe foi um alicerce familiar pela fase adulta de sua vida o amadureceu intelectualmente e o fez escrever suas célebres obras citadas posteriormente pela profa. Maria Auxiliadora da Silva, uma de suas pupilas, com quem desenvolveu uma relação paternal que a verteu em lágrimas. Esse enfoque mais íntimo e biográfico serviu como uma criação de empatia com o telespectador, ao passo que pelo mesmo ter nascido numa sociedade ainda em formação com um histórico ainda recente aonde seres humanos escravizavam outros seres humanos por questões étnico/racialistas, e no contexto sócio-geográfico de extrema pobreza material do seu local de nascimento, até hoje discriminadas pela nossa sociedade como apenas "atraso, sertão, seca, miséria, doença, morte" dentre outros adjetivos que nos remetem à barbárie da civilização.

Video de reportagem do portal Uol sobre a remoção de favela em área nobre de São Paulo.

E com esta postura de desvendar o que seria tal barbárie em tempos de crise- econômica-global-e-recessão-sem-precedentes é a de notar os contrastes na paisagem urbana, aonde casebres de alvenaria amontados uns sobre os outros com espaços entrecortados por becos e vielas se misturam à arranha-ceus dignos da tal sociedade civilizada, apregoada pela ideologia dominante como "ideal, bem-sucedida, rica e próspera" num mundo descrito em sua realidade como introdução mostrada no video do depoimento do professor Fábio Cordel, que aliás, diga-se de passagem, uma bela reflexão nos trouxe a respeito da exclusão que a sociedade reproduz ao distinguir ao telespectador o que é o público e o que é privado; e realçado pela profa. Maria Adélia, uma velha colega de trabalho que ajudou-o a readiquirir aqui em nosso país, sua dignidade e reconhecimento público ao recebê-lo como pesquisador da maior universidade da América Latina, a USP, um pensador que voltara do exílio. E que também nos traz de volta sobre o carisma do intelectual, reconhecidamente lembrando pelo programa como vencedor do maior prêmio dado a ciência geográfica, Vautrin Lud, ao indagar o papel do intelectual no mundo atual: de ter reconhecido o direito como cientísta de exercer um papel de militância como divulgador de idéias por meios amplos de comunicação, e assim notar a sua capacidade de inteligência como a de um visionário com muitos anos à frente de seu tempo.

Mesmo já falecido há 8 anos, suas idéias nunca foram tão coerentes com a realidade que nos atemoriza, e no ideário de futuro sombril divagado pelos meios de comunicação. E é no espaço geográfico em que se vêem todas as disputas no final, assim o espaço se torna o principal objeto de disputa de uma população exorbitantemente crescente em nossa história contemporânea e ávida por recursos naturais a cada dia mais escassos, numa cultura globalizada de escassez intelectual que menospreza os seus circuítos inferiores e os vê como "miséria, violência, escória e pobreza", ao passo que a produção intelectual é oferecida pela iniciativa privada como uma salvação para a reposição do mercado de trabalho e estão evidentemente concentrados nas mãos de poucos que controlam e a mercantilizam como verdadiras linhas de montagem humanas, projetados apenas para aceitar a cultura dominante do consumo, evidenciando que a tal globalização divagada na mídia, deveria ser renomeada como globalitarismo.
Uma pena o programa ser curto demais para devagar as idéias traduzidas em dezenas de livros publicados e outras centenas de publicações que geraram eco nos quatro cantos do planeta, e se lastimar que podemos ver na prática, o que a grande midia de massa reserva ao "nicho" de telespectadores desse programa, um canal "aberto" com traços de audiência e uma única exibição no seu canal global, ou como no jargão tecnocrata, prime, reserva-lhe o espaço mais marginalizado na sua grade de programação e, mesmo diante de sua imensa biblioteca de vídeos online, sequer nos oferece um resumo do programa para poder ser divulgado ao público amplo, definidos pelo mestre como redes sociais amplas e invisíveis ao poder dominante. De qualquer forma, quem sou eu para brigar com tão modestos números de audiência? Contente-se com o seu nicho de mercado, afinal isso não traz anunciante e nem gera audiência! Diria o meu alter ego diabinho. Porém prefiro pensar pelo lado positivo e guardar a última frase citada no programa, de felicíssíma escolha porparte da produção - "é preciso ter humildade para enxergar e conviver com a realidade para assim ter a coragem de um dia saber como enfrentá-las"

Cena do Filme "Quem quer ser um milionário?" do diretor inglês Danny Boyle, aonde crianças de uma favela da periferia de Mumbai, na Índia, fazem o papel de sí mesmas como produtos da fábrica de fábulas para uma massa fetichizada pelos seus clichês e padronizações culturais. Enquanto o filme era laureado com 5 Oscar pela academia, e seus protagonistas-mirins acima serem recebidos em festa de gala, seus famíliares os viam pela tv ao vivo dentro dos mesmos casebres da maior favela asiática, Dharavi, que emprestara o cenário para a película, e cuja indpustria os devolvera depois sem nenhuma compensação financeira de sua parte. Apenas após protestos públicos por parte de seu público consumidor, ou seja, de pessoas ditas do mundo civilizado, é que o diretor anunciou, -embaraçosamente em público-, diga-se de passagem, que iria doar casas novas em outro local para as famílias desses pequenos atores da vida real. Atores esses que se reinventam todos os dias em sua vda cotidiana ao criarem as condições materiais para poder sobreviver num mundo que apenas os enxerga aprioristicamente por meio do simples entreterimento barato; porém, uma vez a se deixar conviver com a verdadeira cultura de massa, aquela dos tais circuitos sociais inferiores, perceberemos que na prática, eles exercem de fato os papéis de protagonistas da verdadeira e real sociedade humana.



Mister Ale

PS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR - SALVO CITAÇÕES FEITAS PELA GRANDE MÍDIA. JÁ PARA O LEITOR DESTE BLOG, DIVULGUE-O A VONTADE

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