terça-feira, 24 de março de 2009

Mais que palavras...



Homenagem para quem defende a vida, como eu e a Paulinha!

INDIGNAÇÃO!

DESCASO!

Esta é a palavra que encontrei para retratar o padecimento deste ser vivo que jaz em seu canteiro destruído após ser albaroado por um caminhão desde 12 de março e, até agora, depois de 10 dias num infindável labirinto da burocracia estatal, até agora este pé de Ipê Rosa (Tabebuia pentaphylla) não foi recolhido pelo serviço de corte e poda da prefeitura de São Paulo. Afinal, se ela não caiu para que retirá-la?

Há 15 anos atrás havia ajudado a plantá-la como homenagem ao casal de vizinhos nisseis que chegara de mudança na casa a esquerda da foto, e desde então, ela era um elo simbólico de uma relação harmoniosa entre a comunidade da rua.

O pior é que mesmo identificado o autor de tal homicídio e lavrada uma denuncia contra o mesmo ao poder público, até agora nada se fez a respeito. Tudo bem que é um clichê dizermos que vivemos no país da impunidade, e aonde as leis estão apenas no papel, e de que a vida de uma pessoa é muito mais importante do que uma árvore. Entretanto convido-o a uma breve reflexão. Qual é a importância dos seres vivos nesse mundo? Afinal, se um ser humano é capaz de pensar sobre isso, por que toma tal atitude como a da imagem abaixo que foi flagrada há apenas alguns quarteirões daqui?


Que ambos ipês descansem em paz!

Mister Ale

ps: Agora certamente alguém já viu alguma árvore caída sobre um carro ou até mesmo soube de algum acidente com árvores envolvendo pessoas, certo? Se não nos indignarmos agora, depois então, como se dizia antigamente, vá reclamar com o bispo!

ps2: Este espécime nativo de mata atlântica está protegido por lei ambiental municipal Nº 10.365, de 22/09/1987, ou seja, em caso de poda ou corte feito por particular, estará sujeito a multa em valores atualizados de R$ 277,05 até R$ 1.108,20, além de compensação com o plantio de dez mudas de espécie nativa por árvore cortada, irônico não?

domingo, 22 de março de 2009

Dia mundial da água - Informações



gua elemento vital, água purificadora, água recurso natural renovável são alguns dos significados referidos em diferentes mitologias, religiões, povos e culturas, em todas as épocas. Além disso, a Terra é o único corpo do Universo, até agora conhecido, aonde a água ocorre, simultâneamente, nos três estados físicos fundamentais: líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor)".

Rebouças, Aldo da Cunha - In: Águas Doces no Brasil, p.1


Veja no gráfico abaixo o porquê da água ser um elemento tão essencial e ao mesmo tempo escasso para o consumo humano.


Ou seja, nós e boa parte dos seres vivos da Terra vivem com uma mísera fração da água disponível para consumo, ou sete partes por mil do total da hidrosfera!

"Deitado eternamente em berço esplêndido" - Como no verso do nosso hino nacional, o Brasil possui sozinho, de 14 a 16% do total das águas doces do planeta, enquanto outros países como o Kuwait e Qatar não possuem praticamente nada. A não ser que ao invés de água nesses lugares, se beba petróleo! O Prof. Dr. Maurício Waldman, grande pessoa e mestre ambientalista me contou uma história que costumo repetir aos alunos:

Uma vez o premier de Israel, David Ben Gurion, em visita oficial ao Brasil na década de 1950 fez um comentário ao navegar pelo rio Amazonas, que por sinal é o maior rio do mundo em extensão e em volume de água: "Se tivesse que fazer um único pedido a Deus antes de partir desse mundo, iria pedir para que ele me dar apenas um filete de água desse mundo das águas que é esse país, apenas um rio dos milhões que correm nesse território e que abençoam esse povo". Detalhe: Em Israel está localizado o rio Jordão (foto), o maior daquele país e de tantas vezes citado na Bíblia como local de batismo do profeta dos cristãos Jesus de Nazaré, e que hoje é alvo de disputa que deflagra esse conflito interminável entre o povo judeu e o povo palestino.




Agora volte lá no começo e compare com o nosso rio Amazonas: Pois é, se não valorizarmos nossas águas, alguém o dará, mesmo que precise entrar em guerra para isso. Afinal de contas você conhece algum ser humano que viva sem ela?

Se mesmo assim, você ainda pouco se importe em largar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou joga o lixo na rua sem se importar aonde ele irá parar, veja o exemplo da reportagem a seguir sobre as mazelas causadas pelo mau uso da água num país chamado Benin, um dos mais pobres da África e do mundo.

Mister Ale










Hoje é o dia mundial da água!




Neste dia chuvoso de outono
Traga a nós essa breve reflexão
Por que a água é tão maltratada?
Se metade da humanidade não a tem

Pois a sede lhe veio como?
Procura-se por ela com razão
Ao instinto quando encontrada
Nossa emoção não se contém

Nós a tomamos como seu dono
Porém no mundo aonde coisas se dão
Toda natureza nos será roubada
Será que nada nos detém?

No fim nos reduzimos a apenas um átomo
Assim quando vamos recuperar a visão?
Pois com a sabedoria que nos foi dada
O ouro da vida azul que a todos mantém



Autor: Mister Ale


sexta-feira, 20 de março de 2009

Frase da Semana



"O que faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano seria menor."
Madre Teresa de Calcutá (1910 - 1997)


ps: Agradeço a minha ex-aluna Mayara Carlis pelo envio desta frase.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Da água suja para a mal lavada?

Apenas comparem as notícias abaixo:

Tribunal da água condena o Brasil por más práticas

Fonte: Agência EFE

O Governo brasileiro foi condenado hoje simbolicamente pelo Tribunal da Água, uma corte ética dentro do Fórum Mundial da Água realizado em Istambul, por más práticas relacionadas aos recursos hídricos. O júri, presidido pela artista turca Pelin Batu, era formado pelo ex-procurador brasileiro Alexandre Camanho de Assis, pelo economista David Barkin (México), pela advogada Dilek Kurban (Turquia), pela autora Silke Helfrich (Alemanha) e pelo especialista em sustentabilidade Maurits Groen (Holanda) No caso brasileiro, foi levada ao tribunal a construção de duas represas de mais de 250 quilômetros quadrados cada no Rio Madeira, um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Estas represas poderiam prejudicar a vida da população indígena, alterar os ciclos fluviais e a biodiversidade, por isso o tribunal lamentou a falta de cuidado do Governo brasileiro. O Tribunal da Água, que foi constituído em Istambul na quinta-feira passada e terminou hoje suas sessões, foi organizado pelo Tribunal Latino-americano da Água, uma ONG costarriquenha, e pela Fundação Heinrich Böll. O 5º Fórum Mundial da Água acontecerá em Istambul na semana que vem e pretende reunir cerca de 20 mil pessoas entre chefes de Estado e de Governo, representantes de empresas e associações, com o objetivo de discutir diferentes temas relacionados à água.


Forum Mundial da Água começa com 17 prisões na Turquia

Fonte: Estadão

A quinta edição do Fórum Mundial da Água, o maior evento desse tipo e celebrado a cada três anos, começou nesta segunda-feira, 16, em Istambul com grande participação de diversas personalidades à sombra, no entanto, da prisão de 17 ativistas contrários à comercialização de recursos hídricos. Segundo a organização, mais de 27.000 delegados de 182 países de registraram no Fórum. Os chefes de Estado, parlamentares, líderes locais, especialistas, representantes de ONGs e empresas debaterão até o próximo domingo, 22, os problemas mais importantes com o objetivo de introduzir a água na agenda política dos dirigentes mundiais na direção marcada pelos Objetivos do Milênio da ONU. "O mundo evolui rapidamente, às vezes de forma brutal, e essas mudanças afetam a água. Cada dia nos faz mais falta água para criar energia para dar de beber às megalopolis e temos que proteger os recursos aquáticos e a biodiversidade", disse Loïc Fauchon, chefe do Conselho Mundial da Água, a instituição privada que organiza o Fórum. O presidente da Turquia, Abdullah Gül, opinou que "ser ecologista já não é uma opinião ideológica" pois, dada a "grave" situação ambiental do planeta, "agora todos devemos ser ecologistas." Gul se reuniu com altos representantes da ONU, da Unesco e da OCDE, assim como com os presidentes do Iraque e do Tajiquistão, com os príncipes da Holanda e de Mônaco, entre outros, com os quais entrou em acordo para um documento em que chama todos os países do mundo a atuar para sanar os problemas que enfrentam com a água. Os críticos afirmam que um Fórum desse tipo não deveria ser organizado por uma instituição privada, mas pelas Nações Unidas, e ainda acusam o Conselho Mundial da Água de ocultar, atrás de uma mensagem "pseudo-ecologista", a intenção de incrementar o papel dos interesses privados na gestão da água. Um total de 17 ativistas turcos foram detidos por protestar contra a comercialização da água e duas mulheres da organização International Rivers foram retiradas da abertura do fórum por tentar abrir um banner contra a construção de barragens.


Conclusão: Parece o sujo falando sobre o mal lavado! Afinal enquanto nosso país é condenado por construir 2 barragens na amazônia, o governo turco reprime manifestantes enquanto constrói 22 novas baragens em seu solo, como na reportagem
aqui. Pelo menos na questão dos direitos humanos, o direito de protesto está garantido em nossa constituíção; já na Turquia, aspirante a uma vaga na União Européia, parece ainda viver momentos de estado de sítio, como na época dos sucessivos golpes militares das décadas de 1960, 70 e 80 em nome da 'tal' laicidade de um estado com população majoritariamente muçulmana.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Transplante de orgãos



Quando esse espaço foi criado, uma das primeiras idéias que tive foi a de deixar um depoimento sobre a minha experiência pessoal a respeito dos transplantes de órgãos, e como no último dia 13 foi a data de aniversário de um ano do último transplante de córnea que sofri, então deixo aqui alguns esclarecimentos sobre o motivo que levou-me à mesa de cirurgia e o que isso significou para a minha vida por meio dessas perguntas e respostas colocadas abaixo com o objetivo de servir-lhes como um serviço de utilidade pública:


1) O que são transplantes de órgãos?

- É um processo cirurgico na qual uma pessoa receptora recebe de uma outra pessoa doadora um ou mais órgãos com a finalidade de recuperação de alguma função vital severamente comprometida do seu organismo.


2) Como é um transplante?

- Transplante de órgão é um procedimento cirurgico de alta complexidade, na qual basicamente se envolvem três fatores: 1) A constatação que não há mais alternativas de tratamento do paciente por meios convencionais; 2) A viabilidade da cirurgia de transplante obtida por exames clínicos que constatem a saúde do paciente para o pré-operatório; 3) A compatibilidade do órgão a ser transplantado e a chances de rejeição do mesmo.


3) Quando se deve transplantar um orgão?

- Quando a pessoa possui uma doença que comprometa severamente o funcionamento de alguma função vital causada pelo mal funcionamento de um órgão, é recomendável o transplante como uma última alternativa para salvar a vida desta pessoa ou pelo menos, devolver a ela a função vital perdida pela falência ou mal funcionamento do órgão a ser transplantado.


4) Quem deve se submeter a um transplante?

- O paciente que estiver com uma ou mais funções vitais seriamente comprometidas e que cause uma severa limitação na sua qualidade de vida ou mesmo em caso de iminência de morte pode ser indicado a sofrer esse tipo de procedomento cirúrgico.


5) Quais são os tipos de cirurgias de transplantes realizadas no Brasil?

- Há 2 tipos de cirurgias de transplantes: O transplante de órgãos em sí (ossos, córnea, pulmões, rins, coração, fígado, pâncreas e de tubo digestivo) e o transplante de tecidos ou partes de órgãos (medula óssea, pele, céluas-tronco, etc.). O mais comum é o transplante de córnea, que segundo dados do ministério da saúde foram realizados em 2008, 6107 cirurgias desse tipo em nosso país.


6) Quem pode doar órgãos?

- Pela lei um doador tem de expressar sua vontade ou não de doar seus órgãos quando atinge a maioridade legal, ou seja, a princípio toda pessoa maior de 18 anos se torna potêncial doadora de órgãos, exceto se expressa o contrário, que pode ser registrado ao tirar uma segunda via de RG, por exemplo. Órgãos como rim e a medula óssea podem ser doados em vida, o que chamamos de transplante intervivos, os demais órgãos somente podem ser doados com a morte do doador, o que necessita nesse caso de autorização da família.


7) O que me fez ser um receptor de órgãos?

- Tenho uma doença chamada Ceratocone, que foi diagnosticada quando tinha 22 anos (hoje tenho 27); é uma mal formação de origem congênita das córneas que causa astigmatismo irregular. Em resumo, num estágio avançado deixa a visão como se fosse um vidro trincado e com manchas, e faz com que a imagem vista fique distorcida, o que na prática representa baixa visão. Antes de fazer os transplantes (o primeiro foi em novembro de 2004) possuia menos de 5% da visão normal de uma pessoa, e cheguei a ter somados os olhos, menos de 30% de visão no melhor olho, o que me classificaria como "deficiente físico" perante a legislação. Porém graças as intervenções cirurgicas hoje tenho uma visão normal em ambos os olhos e tão somente utilizo lentes de contato simples para corrigir o astigmatismo residual do pós-cirurgico.


8) Como foi ser um receptor?

- É certamente uma das experiências pessoais mais marcantes na vida de um ser humano, pois penso sempre que para que tal ato tivesse êxito fora necessário que duas famílias num momento de perda de um ente querido tomassem difíceis decisões para autorizar a doação, porém essas foram as decisões que também mudaram a minha vida por tabela. Além do mais tenho orgãos que pertenceram a duas pessoas diferentes e não sofri até hoje o complexo do Frankestein, que sentia-se sem identidade e matava no final o seu criador. Eu apenas vivo e passo uma mensagem de vida para quem me cerca, e depois desse tipo de experiência, a vida sempre lhe tem mais valor, pois agora eu posso enxergá-la em seus detalhes.


9) Quais são os cuidados do pós operatório?

- Muitos, mesmo no meu caso de não utilizar um órgão vascularizado, o risco de rejeição do órgão é permanente, bem como o de obter uma infecção como a que causou esse atual afastamento do trabalho: uma úlcera causada por mais uma infecção oportunista, o que me faz pingar colírio a cada hora, mesmo a noite, há 10 dias. Enfim, muitas vezes precisamos de ajuda, e mesmo que a sensação de independência seja uma conquista, tão importante é ter com quem compartilha-la. Seja com a família, amigos, médicos, religião ou até mesmo num divã de psicólogo o importante é que cada passo daqui em diante seja mais um dia de vida para quem recebe um novo órgão.


10) Qual é a mensagem que deixo a você?

- Se leu até aqui e compreendeste a mensagem, torne-se daqui em diante um agente multiplicador, principalmente ao informar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Caso ainda assim tenha dúvidas a respeito, assista aos vídeos abaixo, que representam diversas e verdadeiras lições de vida.



Videos 1 e 2: Profissão Reporter - Tv Globo - Data: 21/10/2008








Amigos Golfinhos

Encantador né?

domingo, 8 de março de 2009

Feliz Dia Internacional da Mulher


Gostaria de deixar o meu humilde registro de homem. Um sonhador utópico pensaria em levar a essa mensagem para todas as mulheres, Já um ditador ordenaria isso como expressão do seu poder. Um mendigo ficaria feliz se apenas alguma a ouvisse e eu, bem eu tenho a minha mãe, a minha namorada, as minhas tias e primas e as minhas amigas, também não posso me esquecer da minha madrinha e da minha avozinha, que de tão velhinha, não me pode ouvir mais. Na verdade se cada ser humano do gênero masculino apenas lembrasse desta data e se manifestasse, ganharia certamente sorrisos, beijos e abraços destes seres humanos que chamamos de mulheres, mas que também chamamos de mães, esposas, tias, namoradas, irmãs, etc. Então, porque não posso ser utópico e querer esse carinho todos os dias? É simples, bastam que os homens ajudem a acabar com os ditadores, inclusive os que mantemos em nossas casas, que dessem ouvidos aos mendigos, que não sejam gananciosos, que plantem flores no jardim para darmos as nossas mulheres queridas, e singelamente escrevamos algumas cartas de amores, afinal elas certamente gostarão de guardá-las numa caixinha de lembranças e, em troca, deixaremos um pouco da ignorância e da brutalidade da vida para recebermos um gesto de carinho que faz toda a diferença, isso desde antes do nosso nascimento na barriga de nossas mães. Tenho certeza que o amor foi inventado por uma mulher, porque ela deu forma a uma semente, a cuidou até crescer e gerou uma nova vida, logo, todas elas sabem o que é amar, então apenas cabem a nós homens, saber aprender.
Mister Ale

segunda-feira, 2 de março de 2009

Uma palavra de tolerância - Video

Este vídeo foi postado por mim há 2 anos, época em que a economia do mundo estava no seu auge, aonde vendia-se um mundo de posperidade e riqueza aos "cidadãos" globais, entretanto, se esquecia ou se ignorava os pobres.

Segundo a ONU, quase a metade da população do mundo (2,5 bilhões) ainda vivia com menos de US$ 2, somava-se a isso outro bilhão de miseráveis que vive com menos de US$1 ao dia. Agora estamos em pleno período de crise, na qual nem as mais brilhantes mentes da economia política, dos detentores dos meios produtivos e do capital financeiro sabem como elucidá-la. E os pobres continuam lá, sem acesso ao sistema bancário, que culpa os "ninjas", ou seja, as pessoas pobres dos países ricos, de apodrecer o sistema de crediário dos bancos à margem dos "players" e seus bônus estratosféricos e milionários, que os cooptavam lhes oferecendo dinheiro fácil com as hipotecas fajutas do tal "sub-prime". Pois os tais bônus encheram o bolso de dinheiro dos picaretas do mundo fincanceiro, enquanto muitos entregam de mãos dadas a sua única casa própria. Agora que o tombo é inevitável, resta-nos a refletir sobre alguns valores tão simples como tolerância, diálogo e respeito às diferenças como um caminho alternativo a essa globalização econômica que demonstrou até agora, que não é possível se comprar as pessoas mais pobres apenas com as migalhas do mundo de consumo, e sim com valores imatariais tais como dignidade, ética e sobretudo, com honestidade nas relações humanas. E isso é somente possível quando se oferece EDUCAÇÂO à nossa sociedade como um todo.

Mahsun Kirmizigül é um ator e cantor turco de origem iraniana, e é famoso por composições românticas e de música popular (World Music). "Eles não são um de nós" é uma canção que fala do mundo em guerra pela desconsideração e exclusão ao ser humano. Para a gravação deste clipe, foram convidados os representantes locais da Igreja, do Islã e do Judaísmo como um ato simbólico de diálogo e tolerância entre as diferentes religiões que a humanidade crê.


Mister Ale


Uma boa e outra má notícia de nossos amigos do oceano


A boa notícia (Fonte: Revista Globo Rural - mar/09)

Golfinho albino é atração em lago dos Estados Unidos

Um golfinho rosa tem atraído grande quantidade de turistas para um lago situado na Lousiana, nos Estados Unidos. O animal foi fotografado pela primeira vez há cerca de um ano e meio por Erik Rue, capitão de um navio, que se interessou por estudá-lo.

Apesar da cor rosa, o golfinho é albino - um traço genético de ausência de pigmentação, caracterizado ainda por olhos avermelhados. Os animais albinos são geralmente brancos mas, segundo especialistas, a coloração rosa pode ter sido causada pelas águas quentes do Golfo do México. 'Eu já vi o animal umas 40 ou 50 vezes, depois de o ter visto pela primeira vez', afirma Rue. 'Curiosamente, apesar da sensibilidade à luz, não parece que sua pele tenha sido muito afetada pelo sol e pelas condições ambientais, embora tenda a permanecer mais tempo debaixo da superfície do lago do que outros golfinhos', completa. Apesar da aparência, este golfinho é diferente do boto rosa da Amazônia - que, na verdade, não tem a pele totalmente rosada, apresentando algumas manchas acinzentadas no dorso.

Especialistas também estão surpresos com o animal. 'Eu nunca vi um golfinho com uma coloração como esta em toda a minha vida', diz Regina Asmutis-Silvia, bióloga do Whale and Dolphin Conservation Society, uma sociedade de conservação desses animais.


E a má notícia (Fonte: Estadão - 02/03/2009)

200 baleias e vários golfinhos encalham em praia australiana

É o quarto indicente deste tipo nos últimos meses; pelo menos 48 animais conseguiram ser salvos

Reuters









Mais de 100 animais não conseguiram ser salvos

SYDNEY, Austrália - Ao menos 200 baleias e vários golfinhos encalharam nas praias do estado australiano da Tasmânia. Segundo informações da imprensa, pelo 48 animais conseguiram ser salvos pelas equipes de resgate e por moradores locais e retornaram para as águas. É o quarto incidente deste tipo nos últimos meses.

Grupos de resgate se dirigiram para a praia de Naracoopa em King Island para tentar salvar a vida das 194 baleias e meia dúzia de golfinhos que apareceram na praia na noite de domingo.

Alguns animais morreram na manhã desta segunda-feira, 2, informou Chris Arthur, do Serviço de Parques e Vida Silvestre da Tasmânia. "Encontramos alguns animais vivos, sempre há esperança", disse Arthur. Segundo ele, há 54 baleias e 7 golfinhos vivos.

Não se sabe ao certo como os animais foram parar na ilha, situada no meio do caminho entre a Tasmânia e a Austrália. O diário The Examiner, da Tasmânia, informou que os animais foram surpreendidos pela maré baixa.

Este tipo de incidente é comum na Tasmânia na temporada de migração das baleias, quandos elas saem das águas do Antártico e vão para esta zona. Arthur disse, porém, que não é habitual que baleias e golfinhos fiquem encalhados juntos.

Nota: Notáeis manifestações da natureza, porém convido-o a fazer uma reflexão: Qual é o grau de intervenção que podemos fazer ao meio ambiente?