segunda-feira, 2 de março de 2009

Uma palavra de tolerância - Video

Este vídeo foi postado por mim há 2 anos, época em que a economia do mundo estava no seu auge, aonde vendia-se um mundo de posperidade e riqueza aos "cidadãos" globais, entretanto, se esquecia ou se ignorava os pobres.

Segundo a ONU, quase a metade da população do mundo (2,5 bilhões) ainda vivia com menos de US$ 2, somava-se a isso outro bilhão de miseráveis que vive com menos de US$1 ao dia. Agora estamos em pleno período de crise, na qual nem as mais brilhantes mentes da economia política, dos detentores dos meios produtivos e do capital financeiro sabem como elucidá-la. E os pobres continuam lá, sem acesso ao sistema bancário, que culpa os "ninjas", ou seja, as pessoas pobres dos países ricos, de apodrecer o sistema de crediário dos bancos à margem dos "players" e seus bônus estratosféricos e milionários, que os cooptavam lhes oferecendo dinheiro fácil com as hipotecas fajutas do tal "sub-prime". Pois os tais bônus encheram o bolso de dinheiro dos picaretas do mundo fincanceiro, enquanto muitos entregam de mãos dadas a sua única casa própria. Agora que o tombo é inevitável, resta-nos a refletir sobre alguns valores tão simples como tolerância, diálogo e respeito às diferenças como um caminho alternativo a essa globalização econômica que demonstrou até agora, que não é possível se comprar as pessoas mais pobres apenas com as migalhas do mundo de consumo, e sim com valores imatariais tais como dignidade, ética e sobretudo, com honestidade nas relações humanas. E isso é somente possível quando se oferece EDUCAÇÂO à nossa sociedade como um todo.

Mahsun Kirmizigül é um ator e cantor turco de origem iraniana, e é famoso por composições românticas e de música popular (World Music). "Eles não são um de nós" é uma canção que fala do mundo em guerra pela desconsideração e exclusão ao ser humano. Para a gravação deste clipe, foram convidados os representantes locais da Igreja, do Islã e do Judaísmo como um ato simbólico de diálogo e tolerância entre as diferentes religiões que a humanidade crê.


Mister Ale


Nenhum comentário: