A boa notícia (Fonte: Revista Globo Rural - mar/09)
Golfinho albino é atração em lago dos Estados Unidos
Um golfinho rosa tem atraído grande quantidade de turistas para um lago situado na Lousiana, nos Estados Unidos. O animal foi fotografado pela primeira vez há cerca de um ano e meio por Erik Rue, capitão de um navio, que se interessou por estudá-lo. Apesar da cor rosa, o golfinho é albino - um traço genético de ausência de pigmentação, caracterizado ainda por olhos avermelhados. Os animais albinos são geralmente brancos mas, segundo especialistas, a coloração rosa pode ter sido causada pelas águas quentes do Golfo do México. 'Eu já vi o animal umas 40 ou 50 vezes, depois de o ter visto pela primeira vez', afirma Rue. 'Curiosamente, apesar da sensibilidade à luz, não parece que sua pele tenha sido muito afetada pelo sol e pelas condições ambientais, embora tenda a permanecer mais tempo debaixo da superfície do lago do que outros golfinhos', completa. Apesar da aparência, este golfinho é diferente do boto rosa da Amazônia - que, na verdade, não tem a pele totalmente rosada, apresentando algumas manchas acinzentadas no dorso. Especialistas também estão surpresos com o animal. 'Eu nunca vi um golfinho com uma coloração como esta em toda a minha vida', diz Regina Asmutis-Silvia, bióloga do Whale and Dolphin Conservation Society, uma sociedade de conservação desses animais. |
E a má notícia (Fonte: Estadão - 02/03/2009)
200 baleias e vários golfinhos encalham em praia australiana
É o quarto indicente deste tipo nos últimos meses; pelo menos 48 animais conseguiram ser salvosGrupos de resgate se dirigiram para a praia de Naracoopa em King Island para tentar salvar a vida das 194 baleias e meia dúzia de golfinhos que apareceram na praia na noite de domingo.
Alguns animais morreram na manhã desta segunda-feira, 2, informou Chris Arthur, do Serviço de Parques e Vida Silvestre da Tasmânia. "Encontramos alguns animais vivos, sempre há esperança", disse Arthur. Segundo ele, há 54 baleias e 7 golfinhos vivos.
Não se sabe ao certo como os animais foram parar na ilha, situada no meio do caminho entre a Tasmânia e a Austrália. O diário The Examiner, da Tasmânia, informou que os animais foram surpreendidos pela maré baixa.
Este tipo de incidente é comum na Tasmânia na temporada de migração das baleias, quandos elas saem das águas do Antártico e vão para esta zona. Arthur disse, porém, que não é habitual que baleias e golfinhos fiquem encalhados juntos.
Nota: Notáeis manifestações da natureza, porém convido-o a fazer uma reflexão: Qual é o grau de intervenção que podemos fazer ao meio ambiente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário